Segurança do trabalho: Um debate muito importante
De acordo com dados coletados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, no período entre 2012 e 2018 foram registradas cerca de 16 mil mortes e mais de 4 milhões de acidentes relacionados ao trabalho.
Com base na necessidade de diminuir o percentual de acidentes e mortes causados por acidentes de trabalho, o Ministério do trabalho tem atuado de forma a criar normas para regulamentar a segurança do trabalho.
A segurança do trabalho trata-se de um conjunto de ações preventivas que visam resguardar os colaboradores de uma organização, de riscos relacionados ao desempenho de suas funções.
Atualmente há no Brasil aproximadamente trinta e seis normas, conhecidas como Normas Regulamentadoras (NRs), que possuem a capacidade de direcionar as ações de segurança das empresas que as implementam.
Manter a segurança no ambiente de trabalho é a responsabilidade de todos. Por isso, muitas empresas encaram a saúde, o bem estar e segurança do trabalho de seus colaboradores com muita preocupação e cuidado.
As normas de segurança do trabalho podem ser aplicadas em diversas empresas de todos os setores de atuação. Para ter sucesso na implementação das normas, é preciso analisar os riscos de cada segmento e adotar as medidas cabíveis em cada situação.
Benefícios da segurança do trabalho
Alguns empregadores podem pensar que implementar as Normas Regulamentadoras na empresa pode custar caro. Podem também considerar essa implementação um tipo de investimento que não terá retorno algum.
Os colaboradores são fundamentais para que a empresa desenvolva uma cultura de segurança do trabalho. Não adianta ter um plano de ação bem estruturado, se ele não for colocado em prática.
O primeiro passo para começar a incorporar essas normas ao dia a dia do local de trabalho, é iniciar um diálogo entre os envolvidos para que possam compreender qual o papel precisam desempenhar para garantir a própria segurança e a dos colegas no ambiente laboral.
O empregador precisa ter em mente que, ao obter uma estrutura que garanta um local de trabalho seguro e em conformidade com as normas regulamentadoras de segurança do trabalho, a organização irá receber um retorno bastante significativo.
De modo geral, os benefícios que as empresas podem ter com a implementação das normas de segurança do trabalho são:
- Redução de acidentes de trabalho;
- Maior produtividade;
- Redução de custos;
- Melhoria do ambiente de trabalho;
- Maior qualidade no trabalho;
- Maior credibilidade;
- Melhor relacionamento entre empresa e funcionários.
Quando uma empresa é capaz de reduzir o número de doenças e acidentes ocupacionais, ela também consegue diminuir o valor de suas despesas.
Uma organização que promove a qualidade de vida de seus funcionários possui colaboradores mais motivados e, conseqüentemente, mais produtivos. Por isso, é necessário criar ações motivadoras para aprimorar mais ainda o ambiente de trabalho.
Ao implantar medidas de segurança do trabalho, o empresário também pode perceber uma redução no número de demissões e admissões. A quantidade de funcionários antigos aumenta, promovendo um ambiente de estabilidade na organização.
Os empregadores conseguirão ver os resultados e colher os frutos da segurança do trabalho também na reputação de seu estabelecimento.
As empresas que possuem números altos de acidentes de trabalho acabam passando uma imagem de que não se importam com a segurança de seus funcionários. Isso pode ser muito prejudicial, pois pode afastar profissionais de qualidade e clientes em potencial.
Um ambiente de trabalho que, possui uma iluminação adequada, fornece capacetes e respiradores e bons recursos para um Operador de Trabalho em Altura, por exemplo, além de outras estruturas que se adéqüem aos equipamentos de proteção individual (EPI), pode evitar muitos acidentes de trabalho.
As organizações também são capazes de diminuir as incidências de doenças ocupacionais ao adotar algumas ações que melhorem tanto a estrutura do local de trabalho quanto o desgaste físico e psicológico dos funcionários.
Dessa forma, o empregador terá menos gastos com afastamentos de funcionários, gerando assim maior produtividade, visibilidade e estabilidade de sua empresa.
Desenvolver uma boa estrutura do local de trabalho é de suma importância para a promoção da saúde, bem estar e da segurança para os funcionários da empresa.
A segurança do trabalho vai além de uma simples questão de normas e leis, é uma forma de assegurar que os funcionários de uma empresa tenham um ambiente de trabalho adequado.
O Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo em relação à segurança do trabalho e à proteção do direito do trabalhador. Isso se deve também ao fato de que, infelizmente, a justiça no país deixa um pouco a desejar, sendo muitas vezes tardia.
Quando analisamos a importância da segurança do trabalho através de uma visão mais humanizada, não temos dúvida de que, em primeiro lugar, os mais envolvidos neste tema são os trabalhadores.
Por esse motivo, todas as implantações de segurança feitas no ambiente de trabalho, assim como os investimentos e as ações realizadas pelos trabalhadores contribuem diretamente para a manutenção da integridade física e mental dos funcionários.
Portanto, o empregador precisa entender que ele não sairá perdendo ao implantar as normas de segurança do trabalho em sua organização. Ele irá colher os frutos juntamente com seus colaboradores.
Além da iniciativa por parte do empregador de seguir as Normas Regulamentadoras no local de trabalho, também é importante que os trabalhadores tenham uma consciência dessa visão e tornem-se mais efetivos e cuidadosos no trabalho, utilizando os equipamentos de proteção individual disponíveis de forma correta. Além de seguir as demais normas de segurança estabelecidas para o ambiente de trabalho.
Sendo assim, seguir as diretrizes da segurança do trabalho é importante para a sociedade como um todo, pois são normas que passam pela legislação, pelo empregador e pelos funcionários.
A eficácia e a valorização da segurança do trabalho dependem, então, exclusivamente da conscientização e da participação ativa da sociedade no cumprimento de seus direitos e deveres, não só como cidadãos civilizados, mas também como praticantes, para que haja o devido cumprimento das normas e leis e para o desenvolvimento de uma nação melhor.
Acesse o site https://mundialcursos.com.br/ para informações sobre qualificações na área de segurança do trabalho.